O debate sobre Deus, razão, fé e revolução: Terry Eagleton

O acadêmico britânico Terry Eagleton combate em livro o ateísmo militante que ganhou o mundo por meio das obras de Richard Dawkins e Christopher Hitchens.

O debate sobre Deus ? Razão, fé e revolução (Editora Nova Fronteira) é o resultado de uma série de palestras proferidas por Terry Eagleton na Universidade de Yale que deram início a um prolongado e polêmico debate entre cientistas, teólogos, religiosos e ateus.

Nos últimos anos, Eagleton se tornou um opositor convicto do ateísmo que se espalhou pelo mundo em reação ao islamismo radical e à pregação anticientífica da direita religiosa americana, tendo entrado em confronto com o biólogo evolucionista Richard Dawkins e o jornalista Christopher Hitchens, conhecidos por obras em que negam a existência de Deus. Em O debate sobre Deus, Eagleton critica severamente a falta de fé e ambos os autores ? que junta sob a irônica alcunha de “Ditchkins”.

Segundo o autor, os “Ditchkins” fazem uma apologia do pensamento racional tão estreita e doutrinária quanto a fé dos fanáticos religiosos que pretendem combater. Eagleton ainda ataca o que considera a “pobreza compartilhada” dos autores no que diz respeito à compreensão da teologia cristã. Segundo ele, Dawkins “considera, erroneamente, que o Cristianismo oferece uma visão rival ao universo da ciência”, enquanto Hitchens comete “o mesmo erro… O Cristianismo nunca teve a pretensão de ser uma explicação de nada… É como dizer que, graças à torradeira elétrica, podemos esquecer Chekov.”

Mas a polêmica e mordaz reflexão da obra vai muito além do embate entre a brigada antideus dos “Ditchkins” e as convicções de crentes tradicionais. Aqui, Eagleton oferece suas reflexões sobre religião e política, abrangendo temas que vão do Espírito Santo à história recente do Oriente Médio, de Tomás de Aquino ao atentado às Torres Gêmeas. Para a revista New Yorker, O debate sobre Deus é “melhor do que qualquer obra anterior do gênero”. Já o jornal The Guardian publicou que “Eagleton dilacera o ateísmo militante usando suas próprias armas de razão. Ele os acusa de sua superstição em suas crenças na marcha do progresso; seu compromisso a liberdade individual, ele reforça, é um artefato de fé que não tem base na ciência.”

Autor- Terry Eagleton é professor emérito de literatura inglesa na Universidade de Lancaster, na Inglaterra, e professor de teoria cultural na Universidade Nacional da Irlanda, em Galway. É também professor visitante emérito na Universidade de Notre Dame. Escreveu mais de 40 obras e inúmeras resenhas e artigos que falam desde Shakespeare até Walter Benjamin. Seu livro mais conhecido, Teoria literária: uma introdução, é um best-seller internacional com mais de um milhão de exemplares vendidos. Ocupa a cadeira de John Rylands, na Universidade de Manchester. Escreveu várias peças, o roteiro do filme Wittgenstein, de Derek Jarman, e a autobiografia The gatekeeper. Seus últimos trabalhos incluem On evil e Why Marx was right.

.[O debate sobre Deus | Autor: Terry Eagleton | Tradução: Regina Lyra| Editora: Nova Fronteira | 168 Páginas | Preço de capa: R$ 49,90].

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s